Que tal participar do InsideOut em NY?

JR era apenas mais artista de rua que colocava seu nome em spray pelas ruas de Paris, até que ele decidiu começar a colocar a face de outros, seus rostos, impressos em tamanho grande, como lambe-lambe por uma causa maior.

Murs de l'Espace des Blancs Manteaux, Paris, 2006

Murs de l’Espace des Blancs Manteaux, Paris, 2006

Em 2006 ele criou o projeto “Portrait of a Generation” (Retrato de uma Geração), como uma reação aos distúrbios que atingiram a periferia de Paris no ano anterior. JR produziu retratos dos jovens que viviam nos suburbios da cidade. Estes retratos foram, então, aplicados ilegalmente nas paredes do “Espace des Blancs Manteaux“, no bairro parisiense do Marais (na zona central da cidade); a idéia era confrontar as pessoas com retratos de pessoas que só eram vistas ‘às margens’ da sociedade.

A idéia repercutiu e as fotos foram expostas na Maison Européenne de la Photographie em Paris, em Manhattan, NY, e até na Tate Modern de Londres.

Sempre com uma proposta social e/ou política, JR abordou o separatismo entre Israelenses e Palestinos (Face 2 Face, 2007), a força e a importância das mulheres (Women are Heroes, 2008-09, no Brasil, na Índia e no Cambodia) e até a luta dos índios Guarani-Kaiowa (Unframade, São Paulo, 2011).

28 Millimeters, Women Are Heroes (Rio de Janeiro)

28 Millimeters, Women Are Heroes (Rio de Janeiro)

Em 2011 JR recebeu o prêmio TED, uma contribuição de $1 milhão de dólares para “inspirar sonhadores a pensar grande sobre aquilo que é possível de ser feito”, incentivando ações que ajudem no combate à pobreza, acabem com a intolerância religiosa, melhorar a saúde global e inspirar a arte ao redor do mundo. Com a verba do prêmio JR criou o projeto “InsideOut“, através do qual ele recebe propostas de ações com os retratos/posteres e ajuda a realiza-las. Pode-se dizer que o InsideOut é o maior projeto de arte colaborativa do mundo, tendo feito mais de 150.00 retratos em mais de 8.500 localidades do mundo.

InsideOut: Mapa

InsideOut: Mapa

Agora o projeto está no coração de Manhattan, NY, na Times Square, que vai ser coberta com os retratos daqueles que comparecerem ao photobooth que está na cidade de 22/Abr até 10/Mai, do meio dia às 8PM. O projeto ocorre simultaneamente ao lançamento do filme InsideOut no Festival de Cinema de TriBeCa.

Estive na Times Square ontem e já fiz meu retrato, que está colado no piso da praça.

JR & JK - #InsideOutNYC

JR & JK – #InsideOutNYC

Não bastasse, criei também GIF Im_InsideOut.GIF:

I'm_InsideOut.GIF

I’m_InsideOut.GIF

Anúncios

One Trackback to “Que tal participar do InsideOut em NY?”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: