A saúde é pra vida toda.
Como falei no post anterior, a iniciativa do Movember é muito mais do que uma simples brincadeira de se raspar a barba e deixar um bigodão crescer por um mês. É, principalmente, uma tentativa de mudar a cara da saúde masculina, chamando a atenção para as doenças mais comuns dentre os homens, dicas de como se prevenir e, mais ainda, de como manter uma boa saúde durante a vida toda.
Vamos encarar de frente: os homens são mais conhecidos pela indiferença em relação à própria saúde, principalmente comparado com os esforços das mulheres que abordam de forma pública e proativa os assuntos relacionados à própria saúde. Como resultado disso os níveis de conscientização, entendimento e até de arrecadação de recursos para pesquisas relacionadas à saúde masculina, como o câncer de próstata, estão muito atrás daqueles direcionados às pesquisas para o câncer de mama, por exemplo.
Homens de Verdade, cultivando bigodes de verdade
Falando sobre assuntos de verdade.
As razões disso são numerosas e complexas mas vêm, principalmente do baixo conhecimento das doenças a que nós homens estamos expostos. Isso pode ser atribuído à uma relutância dos homens em discutir o assunto, devido à referências de tradição e a uma atitude de “tudo vai dar certo”. Enquanto a maioria das mulheres mantêm o acompanhamento ginecológico desde a adolescência, os homens tendem a não marcar uma consulta médica quando se sentem mal, ou mesmo marcar as visitas de avaliação periódica, reduzindo as chances de identificação precoce das doenças mais comuns.
Fica a dica de exames que você tem que fazer a cada faixa etária, dos 20 aos 70 anos (em inglês), retirado de um pôster do Movember Reino Unido:
Procure seu médico e faça seus exames periódicos na frequência recomendada por ele.
Saúde é pra Vida toda. Vamos mudar a cara da saúde masculina!
Texto adaptado do site Movember UK.
Deixe um comentário