Este video (somente em inglês) fala de razões para se ter uma lente de 50mm.
Este tipo de lente é meio que um tabu da fotografia, mas você só vai entender o porquê quando começar a usar uma. Eu me apaixonei pela minha e tenho que dizer que é, praticamente, a única que uso na minha Pentax SLR. Até na minha Cannon S95, de bolso, eu uso a configuração que seria “equivalente” aos 50 mm.
Aqui vão as razões listadas no vídeo:
- Peso x tamanho: sim, é uma lente compacta e relativamente leve. No video ele relata que uma 50mm f/1.4 pesa 278g, enquanto uma 85 mm ou 35mm f/1.4 chegam a pesar quase 600g. São mais de 2 x o peso para se obter a mesma abertura/luminosidade (f/1.4).
- Ela te obriga a pensar: sim, porque ela é fixa! Você não pode acionar o zoom para enquadrar melhor ou “se aproximar” do assunto… Você pensa mais naquilo que está enquadrando. Além disso, o zoom não só aproxima, mas altera a profundidade de campo, dando outro efeito à foto. Outra coisa: os 50mm da lente dão o efeito mais parecido com nosso olhar. Ela, no fim das contas, aproxima o observador do assunto fotografado. Parece mais real!
- As coisas fotografadas “parecem corretas”: a lente mais “correta” seria uma equivalente a 43mm, mas a de 50 é considerada padrão desde sempre! É a mais adequada para fotos na rua.
- Versatilidade: ela não é muito aberta nem muito fechada. Serve para retratos e para paisagens… se você tiver que carregar apenas uma lente, escolha a sua 50mm. É óbvio que não poderá “aproximar” muito objetos que estão longe, isso só com uma tele, mesmo…
- Profundidade de campo: uma 50mm fixa geralmente vai te dar uma abertura de f/1.4, o que proporciona uma baixa profundidade de campo, isolando muito bem seu assunto. A profundidade é muito “fina”, ou seja, tudo que está atrás ou à frente da sua lente vai ficar desfocado, com o delicioso efeito Bokeh nas luzes.
Meu ensaio Inspired, por exemplo, foi todo tirado com a minha ‘cinquentinha’. E as fotos do aniversário da Manu e do Gabriel também foram, praticamente todas, tiradas também com ela.
Eu simplesmente ADORO a luminosidade que esta lente proporciona. É uma coisa meio mágica, etérea e bastante poética.
Numa busca rápida eu achei até um grupo no Flickr que só aceita fotos tiradas com 50mm! O grupo chama Bresson 50mm, pois o Henri Cartier-Bresson, um dos fotógrafos mais conhecidos da história da fotografia, usava, principalmente uma lente 50mm na sua Leica 35mm (analógica, claro!).
Pronto, #FicaADica!
Deixe um comentário