Premio Brasil de Fotografia 2012

Premio Brasil de Fotografia é o novo nome do ‘Prêmio Porto Seguro’, uma das mais importantes premiações em fotografia do Brasil e, certamente, das poucas com continuidade, afinal de contas, o prêmio completa uma década de existência neste ano, em uma edição tem como principal objetivo privilegiar este momento de extrema criatividade e renovação que a fotografia passou a representar.

Premio Brasil 2012 - divulgação Segundo Eder Chiodetto, curador do prêmio desde muito tempo e parte da Comissão de Premiação (que conta ainda com o artista visual Cildo Oliveira, as professoras Fabiana Bruno e Geórgia Quintas e Simonetta Persichetti, crítica e professora), o desafio do Prêmio nesta edição era diferenciar os fotógrafos ‘sérios’, que pensam e fazem a fotografia contemporânea, daqueles que só usam a fotografia como um hobby, abusando da tecnologia para tirar fotos, ainda que boas, mas sem um pensamento conceitual, estético e crítico.
Num momento de tanta democratização da fotografia, devido aos avanços tecnológicos, o objetivo era criar uma cláusula de barreira para privilegiar a avaliação de trabalhos que discutam a linguagem fotográfica e seus avanços; que proponham “uma reflexão na qual a fotografia traga à tona a diversidade de abordagens possíveis que reflita a história social e estética do olhar contemporâneo”, como diz o próprio regulamento do prêmio.

Para tal, pela primeira vez, a inscrição do prêmio passa a ser baseada em ensaios fotográficos (8 a 12 imagens) – categoria Ensaios Fotográficos – ou trabalhos que reflitam a metalinguagem e as fronteiras da representação pela fotografia – na categoria Pesquisas Contemporâneas.
Na categoria “Ensaios Fotográficos” deverão ser inscritos ensaios com imagens sobre um mesmo tema “que caracterize uma linguagem fotográfica de cunho autoral, seja com ênfase no documentarismo ou no experimentalismo”. As imagens devem ser entregues impressas (cor ou P&B, tamanho máximo de 40 cm no lado maior), acompanhadas de um breve texto sobre os conceitos, objetivos e técnicas do trabalho apresentado, bem como um curriculo resumido do fotógrafo, tudo isso em, no máximo duas folhas A4 só frente.
A categoria “Pesquisas Contemporâneas” permite a inscrição de trabalhos imbricados com suportes e linguagens variados: vídeo, gravura, instalação, ocupação urbana, arte eletrônica etc., desde que a fotografia still (estática) esteja claramente presente nos trabalhos.

Os interessados poderão inscrever apenas um ensaio por categoria. Eu já entrei em contato com a Curadoria e fui informado que podem ser feitas inscrições de coletivos, desde que um dos participantes se inscreva como representante do coletivo.
Inscrições até 20/05 – 13h, presencialmente no Espaço Cultural Porto Seguro, em São Paulo, ou 19/05 via correio.

Serão distribuídos prêmios que variam de R$ 10.000 a R$ 40.000, sendo um especial para um fotógrafo iniciante que tenha apresentado um conjunto singular de obras. Os vencedores participarão de uma exposição de 2/agosto a 30/setembro.

Para maiores esclarecimentos é só escrever para: curadoria@premiobrasilfotografia.com.br.

Para saber mais:

Anúncios

2 Trackbacks to “Premio Brasil de Fotografia 2012”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: