Transcrição das anotações pessoais da palestra do Eder Chiodetto no dia da abertura das inscrições do Prêmio Brasil de Fotografia, 10/04/12.
Para saber mais sobre o prêmio, clique aqui: Prêmio Brasil de Fotografia 2012.
- Sobre Ensaio/Série
- É resultado de uma pesquisa – se aprofunda na Linguagem da Fotografia
- Texto de Referência: “Ensaio como Forma” (Theodor ADORNO)
- deve incorporar o efêmero, o mutável, deve abrir para uma reflexão (do observador/leitor)
- proposta de abertura de um diálogo
- Referência: “Estética da Fotografia” (François SOULAGES)
- objeto-realidade: documentação poética da realidade
- objeto-problema: fotografar conceitos (e não propriamente objetos): “Fotografe o Silêncio”
- objeto-pretexto: o objeto fotografado é apenas o ponto de partida – não é o sujeito da fotografia (fotografias de um ‘dia-a-dia medíocre’ para se falar da densidade da vida)
- Buscar uma fotografia que ‘nos sequestre’ da realidade na qual estamos e ‘nos devolva’ diferentes
- O fotógrafo é um veículo que dá voz ao outro (o outro é quem vai ‘falar’ sobre a fotografia que está vendo, com seu vocabulário próprio, resultado de suas experiências pessoais – studium)
- O fotógrafo deve buscar o inacabável como meta (o artista também!)
- Imagens que apontam para o inconsciente tocando seu consciente
- Fotografias moventes, como movente é nossa vida
- A câmera fotográfica como Armadilha do Tempo

Limiar da Visão 1 | Atibaia | JKScatena/2012
Deixe um comentário